Browse By

Inscrições para curso de moda e filosofia terminam amanhã

Brunno Almeida Maia - foto Guilherme Alonso

Brunno Almeida Maia ministrará curso

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano? A partir destas, e outras, inquietações, o pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia, ministra, no projeto Sapiências, o curso Constelações Visionárias: a relação entre Moda e Filosofia, que acontece entre 05 de maio a 09 de junho, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h30, no Sesc Consolação.

Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, no contexto do capitalismo cultural do século XIX, “Constelações Visionárias” propõe uma leitura do momento atual, a partir da relação entre Moda e Filosofia, apoiando-se nas metodologias arqueológicas e cartográficas: “O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura, economia, política, arte e pensamento; o cartógrafo, por seu turno, é aquele que, ouvindo os sinais das ruas, percebe, antecipa, o que está em vias de se produzir numa sociedade e numa determinada época”, argumenta Almeida Maia, que desenvolve pesquisa sobre o diálogo entre Literatura e Moda desde o ano de 2012.

Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura – o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação. Neste sentido, cada aula terá um tema, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que pretende instigar nos estudantes a observação que o ato de vestir-se vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo, o nosso tempo e a nossa cultura.

Costurando autores como Walter Benjamin, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Roland Barthes, Friedrich Nietzsche, Charles Baudelaire, Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Donna Haraway, Michel Foucault, Jacques Rancière, Richard Sennet, Virginia Woolf, Marcel Proust, entre outros, com movimentos políticos, artísticos e culturais como o Surrealismo, o Maio de 1968, os estilistas belgas do The Antwerp Six (Escola da Antuérpia), os costureiros japoneses – Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Issey Miyake – a Queda do Muro de Berlim, e a questão dos gêneros e sexualidades no contemporâneo, Brunno Almeida Maia pretende destacar a nova fase do projeto de pesquisa:

Desde 2012, o projeto ‘Literatura e Moda’ investiga a questão da narrativa, tanto presente nas obras de ficção, como numa criação de Moda. A partir de ‘Constelações Visionárias’, seguiremos um viés de indagação de temas que são urgentes em nosso tempo. A escolha entre o possível diálogo entre Moda e Filosofia, por meio da história, consiste neste desejo em decifrar as constelações que conjugam uma atitude visionária: despontam no longe e no silêncio, mas sinalizam o desejo por suas descidas à Terra, ou a capacidade que temos em decifrar os sinais de mudanças históricos”.

Para participar do curso “Constelações Visionárias: a relação entre Moda e Filosofia”, que possui 20 (vinte) vagas, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc Consolação. As inscrições terminam amanhã (05)!

 

Link do Curso no Portal Sesc SP: www.sescsp.org.br/aulas/88540_CONSTELACOES+VISIONARIAS

Comments

comments