Homens No Mundo: A Moda Inteligente de Paulo Anjos

Por Thiago Alves

Com 18 anos, Paulo Anjos mantém um conhecimento e uma bagagem maior que muito formador de opinião, motivo pelo qual foi escolhido para a coluna Homens No Mundo. O jovem mantém a revista online Cartola Mag e se destaca por conteúdos editoriais diferenciados e produções de moda inovadoras.

Autorretrato Maio de 2016 #photography #brazilianboy #flower #Lirio #boy #guy #male #malebody #PauloAnjos

Uma foto publicada por PAULO ANJOS (@pauloanjosart) em

Mas para ter toda essa bagagem, Paulo Anjos começou cedo. “Sempre me vi envolvido por várias formas de arte, como as visuais e até marciais. Sobretudo, foi por volta dos meus 12 anos que me interessei por moda, quando criei um blog e comecei a falar sobre moda masculina, com uma linguagem visual mais conceitual e textos voltados ao estudo da história da moda e tendências de consumo. A partir daí não parei, por gostar mais da área teórica, investi em estudos. Atualmente curso Produção Cultural, sou artista visual e editor-chefe da Cartola Mag”, explicou.

Anjos nasceu e vive em Natal, no Rio Grande do Norte, no entanto, estar fora do eixo Rio-São Paulo, nunca o impediu de realizar um trabalho de extrema qualidade, desmistificando a idéia de que para trabalhar com moda precisa estar em uma capital da moda. Sobre o assunto, ele explica que o fator pouco implica no seu cotidiano. “No meu caso é um pouco menos complicado por se tratar de algo mais voltado ao estudo e comunicação, então posso ir atrás de informações fora do estado, navegando na internet ou lendo livros. Vejo essa falta de um mercado forte e mídias locais voltadas para essa área como uma oportunidade de investimento, não como uma dificuldade em si. Aos poucos, o eixo Rio/Sampa como em todos os grandes centros urbanos vão ficando saturados e investir em novos lugares torna-se uma atitude visionária”, respondeu brilhantemente.

Trash ph @ravaneligram #boy #fashionblogger #brazilianboy #style #Lookbook

Uma foto publicada por PAULO ANJOS (@pauloanjosart) em

PUBLICAÇÃO

A Cartola Mag chama a atenção pela qualidade e foi criada pelo estudante, vendo a necessidade de uma publicação voltada a novos artistas. “A princípio imaginei um veículo em que novos artistas pudessem publicar suas visões a respeito de determinados temas. Uma publicação online e gratuita que abordasse conteúdos de cunho filosófico e artístico sobre o homem contemporâneo. Em sua primeira edição, publicada em 2014, a revista abordou a interação entre homens e máquinas rumo a objetivação da mente e corpo do ser humano, tendo mais de 15 mil visualizações”.

De forma inteligente, a publicação vem ganhando espaço preenchendo um espaço vago no meio editorial brasileiro, publicações voltadas para o lado mais artístico da moda. O estudante ainda explicou sua visão sobre moda como manifestação artística, dando ênfase no declínio da preocupação artística e filosófica por parte dos criadores.

“É bastante complexo falar em arte e moda, ainda mais atualmente. Ambas caminham lado a lado, e ambas não têm definições concretas, fazendo com que a questão de que moda é ou não uma manifestação artística algo bastante complexo. De certa forma, o designer se expressa na criação de uma indumentária e essa indumentária pode ou não vir a ser moda. Ao meu ver, com a globalização, o conceito de moda como manifestação artística/cultural caminha ao fracasso. A exaltação de determinado tipo de beleza, peça ou cor através das tendências de moda é mais uma ação do mercado do que uma manifestação artística em si”, afirmou Paulo Anjos.

Sobre planos futuros, Paulo Anjos contou um pouco sobre seus próximos trabalhos. “Além de levar a revista para o meio impresso ainda esse ano, irei realizar minha primeira exposição fotográfica. Intitulada de “Amadurecer”, a exposição é composta de fotografias masculinas artísticas feitas ao longo de 2016”.

Paulo Anjos © #flower #photography #art #ice

Uma foto publicada por PAULO ANJOS (@pauloanjosart) em

Para conhecer mais do trabalho dele, é só acessar o site da Cartola MAG e sua redes sociais:

Site: http://www.cartolamag.com/

Instagram: https://www.instagram.com/cartolamag/

https://www.instagram.com/pauloanjosart/

Facebook: https://www.facebook.com/cartolamag/?fref=ts