Browse By

Cyrille Xavier e o novo homem da Boycott Magazine

 
Por Thiago Alves
 
As publicações de moda francesas sempre chamaram a atenção pelo forte apelo artístico e revolucionário. Desde os primórdios da moda, a França se destaca pelo uso cultural e histórico da vestimenta, da luxuosidade de Maria Antonieta à simplicidade dos trajes usados pelos militantes da Revolução Francesa, que viam no vestuário uma maneira de expressar seu descontentamento político perante à crise vivida na época. O uso cultural da moda se refletiu ao longo dos anos na qualidade criativa da produção fashion francesa, quase de forma inconsciente. 
 
Recentemente, tive acesso a uma nova publicação através do consultor de moda Paulo Pereira, a Boycott Magazine, A imagem da capa, um modelo soltando pela boca fumaça de cigarro chamou a atenção e, depois de muito trabalho, consegui fazer contato com o editor-chefe da revista, Cyrille Xavier. Depois de analisar bem, descobri que não era só um modelo na capa, era Niel Schneider, de  Les Amours Imaginaires, fotografado por ninguém menos que Michael Mayren!
 
Veste Dries Van Noten
Mesmo com as más línguas dizendo que francês odeia falar inglês (e meu francês não passa do “merci”), entrevistei o idealizador desse projeto.
 
Cyrille Xavier comentou que a inspiração para a criação da revista veio do homem moderno e tudo o que faz parte da sua vida, moda, artes visuais e música eletrônica. E outro detalhe, a revista é bilíngue (francês-inglês).
 
Calça Dries Van Noten
Durante a entrevista, comentei que havia lido na fanpage que a revista era descrita como revolucionária. Sobre isso, Cyrille Xavier foi enfático. “Revolucionária e subversiva porque não tem anúncios!”, respondeu. E completou: “Neo masculina+A força do desespero+desilusão romântica”. Apesar da entrevista ter sido por email, pude imaginá-lo esbravejando isso!
 
O editor ainda comentou que, além dele, a revista é administrada pelo diretor de arte Nataniel Robert. Xavier é bem conhecido na indústria editorial francesa, com uma experiência de 12 anos como jornalista cultural na DEDICATE Magazine, além da experiência em uma famosa rádio francesa.
 
Cyrille Xavier, Niels Schneider e Nataniel Robert
Sobre suas inspirações, o editor citou o modelo capa da publicação, Niels Schneider, além do fotógrafo Michael Mayren, o artista Peter de Potter, o também fotógrafo Ryan McGinley e o videoartista americano Bill Viola.
 
Para quem se interessou, a revista está disponível na loja Colette on-line. E tem a página no facebook também: https://facebook.com/boycottmagazine
 
Pull Dries Van Noten
 
 
 

Comments

comments