Brooklyn 80s: Jamel Shabazz e o Street Style

Image and video hosting by TinyPic

Por Bruno Vecchiato

Tudo pode ter começado nos anos 80 com um jovem fotógrafo do Brooklyn chamado Jamel Shabazz, que tinha como admiração fotografar os moradores dos bairros e subúrbios nova-iorquinos em atividades habituais, como um simples caminhar na rua e a volta para casa de metrô, depois de um dia de trabalho na big apple. E assim foi por 30 anos.

Image and video hosting by TinyPic

Mais do que fotografar seus vizinhos e desconhecidos (que logo depois das fotos passavam a ser conhecidos), Jamel registrou as transições de comportamentos, assim como a inclusão do breakdancing na Times Square e as mudanças que o crack causou no cotidiano de muita gente na época.  Mas não só momentos felizes fotografou Jamel. Voluntário durante o ataque terrorista ao World Trade Center, acompanhou de perto o desespero e angústia dos que ali estavam.

Image and video hosting by TinyPic

Jamel sem saber pode ter dado inicio a um modo de fotografar que hoje é completamente de domínio fashion, o Street Style. Fotógrafos empunhando somente suas câmeras sem qualquer outro equipamento participam de entradas e saídas de desfiles nas semanas de moda, prontos para registrar as pessoas que de um modo bem verdadeiro, nos dá a certeza sobre as tendências que vingaram nas ruas.

Image and video hosting by TinyPic

Indo um pouco mais para o lado da moda, nas fotos de Jamel percebemos como as pessoas se preocupavam em estar bem vestidas e como cada região de NY em que ele fotografava se vestia de um modo “culturalmente pessoal”. Em entrevista a FFW Mag! respondeu a seguinte pergunta feita pelo jornalista Guto Barra: Como você vê a diferença do estilo das ruas entre os anos 1980 e os dias de hoje? Jamel: “A atual economia criou uma situação em que as pessoas estão mais preocupadas com própria sobrevivência do que com o estilo. No passado, as pessoas da minha comunidade tinham orgulho de ter certa sofisticação, usar sapatos e calças sociais era bacana, assim como investir em um corte de cabelo interessante a cada dois meses. Hoje a pessoa comum não tem dinheiro para se apresentar da mesma maneira.” E Jamel também argumentou sobre o modo como a internet interferiu no estilo das pessoas: O estilo das ruas hoje se tornou universal por conta da internet e da TV a cabo. Os jovens daqui e de outros países tem o mesmo look.

Image and video hosting by TinyPic

Em alta, as fotografias de moda das ruas vem ganhando destaque em revistas, blogs e micro blogs e isso se deve a praticidade de fazer informação em qualquer parte do mundo e postar em menos de minutos graças a evolução tecnológica, e assim fazendo com que que muitas pessoas ao redor do mundo se mantenham atualizadas.

Image and video hosting by TinyPic

Texto postado originalmente em navybluecloset.com.br

Comments

comments