Browse By

‘Diálogos de Balcão’ apresenta os bastidores do cotidiano de um barman campineiro

Image and video hosting by TinyPic

Lançamento será no sábado 25, relatando histórias inusitadas contadas do lado de trás dos balcões de bar

Diz o velho ditado que ninguém faz amigos bebendo leite. Mas, fazendo drinks, rende amizades, histórias e até livro. ‘Diálogos de Balcão’, escrito pelo barman campineiro Douglas Miranda Maiochi – vulgo Doug! – 32, será lançado neste sábado, dia 25, na Riva Rock Discos, no centro da cidade.

Foi administrando a loja própria de videogames, que o escritor viu sua vida mudar. As coisas andavam mal e, sem nunca ter preparado uma caipirinha sequer – ele não sabia cortar limão! – Douglas recebeu o convite para gerenciar o extinto Bar do Wili, na Avenida Brasil, aceitou o desafio e trocou de balcão.

Os mojitos (deliciosos!), martinis, caipirinhas e coquetéis que Doug aprendeu a preparar de forma autodidata, começaram a fazer parte da rotina, e com eles, vieram as histórias. O aspirante a baixista, fã de pin – ups, punk rock –  Roberto Carlos também! – e tatuagens, percebeu que os drinks faziam muito mais que deixar as pessoas mais “soltas”: elas ficavam praticamente sem filtro, combustível perfeito para uma personalidade ao mesmo tempo, divertida, curta, grossa e falastrona.

Image and video hosting by TinyPic

Como o costume de descrever situações cotidianas já é algo natural para Douglas, que também compõe músicas, cada dia de trabalho rendia uma narrativa diferente, e por isso, há cinco anos, o seu perfil pessoal no Facebook virou vitrine dos diálogos inusitados e até mesmo, absurdos: a cada postagem, o número de curtidas, comentários e compartilhamentos só aumentava, e assim, os amigos começaram a cobrar quando não tinha nenhum “causo” novo na timeline.

Tempos depois, o balcão mudou novamente, e nas instalações do Grainne´s Irish Pub, uma nova série de relatos surgiu, então, a ideia de lançar um livro – sugerida por todos os seus seguidores –  se tornou sólida. Se o público já aceitava os diálogos bem, só restava encontrar uma editora que aceitasse embarcar nessa viagem dialético-etílica do seu universo  – não mais – particular.

É aí que Will, seu amigo de longa data, entra na história: proprietário do tradicional Woods Bar, lançou um livro em 2013. ‘A Primeira Vez Que Eu Vi Minha Mãe Espremendo Um Cravo Do Meu Pai, Achei Que Fosse Um Bigato’, reúne textos curtos de memórias do seu extinto blog entre os anos 2007 e 2011, onde sua infância e a dificuldade em se relacionar com as mulheres são expostas de maneira cômica e trágica. Depois disso, tendo em vista que muitos amigos possuem projetos interessantes que merecem ser publicados, resolveu abrir a sua própria editora: Bigorna, e seu primeiro lançamento será ‘Diálogos de Balcão’.

O livro relata, do ponto de vista irreverente do narrador, as situações e diálogos mais improváveis em suas 64 páginas, além de receitas especiais de drinks – afinal, é por isso que o livro nasceu! -, com projeto gráfico – um capítulo à parte! – elaborado pelo designer gráfico Gabriel Cardoso Martins, também de Campinas. A festa de lançamento vai ser tripla: uma tarde especial no dia 25, com direito a autógrafos do barman e discotecagem do “Riva”, personalidade já conhecida na cidade, um “bailinho” especial, com a banda Kozmica ao vivo no Woods Bar e um futuro lançamento mais intimista na capital, na loja de instrumentos de um dos seus melhores amigos.

Doug, afirma que a sua vida mudou para – muito! – melhor: as dores de cabeça causadas pelas contas da loja, deram lugar à gargalhadas e muitas histórias para contar. “Eu vivia estressado, a vida era pagar contas e trabalhar, quando recebi a proposta, eu não sabia a diferença entre um morango e uma lichia! Sem exageros, hoje a minha vida está muito melhor, tudo que aprendi nesse novo mundo, devo à coragem que tive de topar o desafio, mais que fazer drinks, eu aprendi a fazer a minha própria história, conheço muita gente nova, e dor de cabeça agora, só de ressaca, nos dias de folga!”, diz aos risos.

O lançamento oficial acontece entre 14h e 17h, na Rua Luzitana, 1.498, centro, Campinas – SP. E com certeza, quem comparecer, corre o risco de estar no próximo volume, já planejado por Doug. Os videogames? Agora, só para partidas entre amigos, e olhe lá!

Serviço

Lançamento “Diálogos de Balcão”
Data: 25/06/2016
Local: Riva Rock Discos
Horário: Das 14h às 17h

Endereço: Rua Luzitana, 1.498 – Centro – Campinas – SP

Comments

comments